Menu

12 fevereiro, 2015

O Herói Perdido, do Rick Riordan

Os Heróis do Olimpo: O Herói Perdido #1

Titulo Original: The Lost Hero
Autor(a): Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano: 2011
Paginas: 440
IBSN: 9788580570083
no goodreads e no skoob.

Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia.
Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes - semideuses dos quais todos já ouvimos falar... e muito.
Pela primeira (e espero que pela ultima) não vou sinopsar a história antes de dar meu pitaco sobre o que li. Única e exclusivamente porque pra mim foi impossível. Impossível. Esse livro é muito movimentado, ele tem 440 paginas e a história toda se desenvolve em mais ou menos uma semana, e são muitas pontas soltas que vão se ligando com o decorrer do livro. É um desses livros que precisam ser lidos para serem entendidos, sabe? Foi muito difícil não passar um monte de spoiler, e principalmente, muito difícil colocar um ponto de vista que desse pra vocês um parâmetro de tudo que encontramos depois da introdução inicial. Me desculpem por isso, mas acreditem que falta de tentar não foi.

Não da pra dizer que não foi um livro um pouco decepcionante pra mim, mas talvez eu devesse ser menos dura com o livro, já que estou comparando ele a Percy Jackson e os Olimpianos, e não da pra ser justa quando você compara um livro/série com o seu livro/série predileto. Em termos gerais, é um livro muito divertido, mas infelizmente ele tem alguns atributos que não me agradam, como, por exemplo, a coisa das introduções. Eu detesto introduções, e esse livro é uma grande introdução ao que veremos daqui pra frente com essa série. Ao mesmo tempo eu fiquei um pouco aliviada com essa overdose de informação que temos nesse livro, porque me da esperanças de que o próximo volume da série (O Filho de Netuno) tenha um desenvolvimento mais assíduo, já que já captamos o que enfrentaremos no decorrer da série. 



“Leo: Rainbows. Very macho.
Annabeth: Butch is our best equestrian, he gets along great with the pegasi.
Leo: Rainbows, ponies...
Butch: I'm gonna toss you off this chariot.” 

Gostei muito do Leo e da personalidade dele, que, como o próprio Jason disse, é o que segura os três juntos numa boa. Acho que ele tem muito a desenvolver ainda, mas estou bem curiosa sobre o futuro dele, mas pra mim o destaque fica para a  fearless Piper. Sendo ela filha de Afrodite, adorei a  aparição da mesma e das explicações sobre seus filhos, seu nascimento, sua fama e sua importância, porque Afrodite é sim uma deusa subestimada e achei bacana que o Rick tenha mostrado esse outro lado dela. Foi uma surpresa, principalmente depois do pequeno enfoque que ela teve em PJ&O. Aliás, gostei muito que o enfoque tenha saído um pouco dos Três Grandes, apesar de termos o Jason que é filho de Zeus (que é uma gracinha de menino), e tenha mostrado que os filhos dos outros deuses também são capazes de causar problemas. 


“Jason scratched his head. "You named him Festus? You know that in Latin, ‘festus’ means ‘happy’? You want us to ride off to save the world on Happy the Dragon?” 
Por fim,  adorei a forma como o Rick resolve quase todas as questões que são levantadas no decorrer do livro, e a única que fica em aberto ele acrescenta alguns ingredientes, que fazem dessa questão uma bomba. Uma grande motivação para querer correr na livraria mais próxima e comprar o exemplar da continuação. Gosto muito do gostinho de quero mais e da forma que ele instiga nossa curiosidade.

Como eu disse, no geral, é um livro muito bom. Por infelicidade minha, tem algumas coisas que não me agradam. Para os que não têm esse probleminha, sei que é um livro cinco estrelas, mas pra mim, ele fica com quatro e nada mais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário