Menu

03 outubro, 2016

Leituras de Janeiro!

Me dá um sábado livre, sem VIP para um Open Bar, que eu coloco essa casa em dia. Algo assim. Janeiro, janeiro, que saudades. Saudades dos dias em que conseguia ler mais de dois livros por mês.  No primeiro mês de 2016 li belos sete livritos, deixa eu contar pra vocês um pouco sobre eles.


Trilogia Cinquenta Tons, da E. L. James.
no goodreads | no skoob 1, 2 e 3 | 

Tem coisas nessa vida que a gente nunca espera, né verdade? Por exemplo, não esperava que trabalhar com crianças pequenas seria meu caminho, ou que batata com sorvete realmente seria uma delicia. Definitivamente, não esperava ler a trilogia Cinquenta Tons. Vou além: não esperava ler e não odiar a trilogia. Porque pra ser bem sincera, não acho que tenha sido a pior coisa que meus olhos já tenham processado na minha vida. Li coisa bem pior, galera. Tem gente que literalmente distorceu tudo, seja propositalmente ou por simplesmente terem encontrado pelo em ovo. Tantas acusações sem fundamento, especialmente aquelas contra Christian. Não encontrei nem um sinalzinho de romance abusivo, tudo que acontece, acontece com o consentimento de Anastasia. Pra ser bem sincera, a aversão do Christian a toques e sua personalidade marcante e difícil foram o que mais me compeliram a ler os três livros de ponta a ponta. 

Agora, os livros passam bem longe de ser a oitava maravilha universal. A escrita é uma piada e lá pela terceira cena de sexo eu estava revirando os olhos e pulando. A sequencia de acontecimentos é bem truncada, exceto no segundo livro, que é o melhorzinho na minha opinião. Tem personagens relativamente carismáticos, que é o que fez valer os dez dias que gastei lendo os três livros, mas não vai muito além. É um livro muito ver para crer, não recomendaria para quem não curte o gênero e tem problema em encontra-lo em sua forma mais rala.

Falling for the Ghost of You, da Nicole Christie
no goodreads | no skoob | 

Pensa em um livro fofo. Agora dobra isso ai. Não tem outra palavra que o descreva com tanta justiça. Parecia que eu tava assistindo um filme Disney de 2007. É uma pena que seja uma autora tão underground. O livro conta a história de Violet Mercer, que no mesmo dia em que volta de viagem do Havaí, termina seu namoro de longa data e se humilha na frente do filho (gato pra cacete) do cara que sua mãe vai se casar. 

Zene é irrealisticamente perfeito, e eu o amei por cada segundo, cada palavra que saia da boca dele ou era direcionada a ele. Violet é engraçada, sarcástica e witty, foi impossível não me apegar a ela também. Amei a mãe, amei a melhor amiga, amei a curva que as coisas tomaram, ainda que tenha sido um pouco apressado para o meu gosto. 

Quero ler tudo que Nicole Christie tem lançado por aí. A mulher tem o estilo da Stephanie Perkins, com uma pitadinha de maturidade. Super recomendo para que gosta de um YA despretencioso :)

The 5th Wave e Infinite Sea, do Rick Yancey
no goodreads | no skoob 1 e 2  | 

The 5th Wave é um Sci-Fi Apocalíptico  que bombou alguns anos atrás, mas voltou a ter atenção graças ao lançamento do filme no começo do ano. Nele conhecemos Cassie, uma adolescente que tem intercalado entre se esconder Deles, os invasores, e fazer tudo que pode para descobrir o paradeiro de seu irmãozinho, que desapareceu em um suposto resgate. Em seu caminho, ela acaba esbarrando em Evan Walker, que pode ser sua maior esperança, ou seu fim. 

São livros intensos, que me fizeram abaixar o Kindle para dar uma respirada várias vezes. Você não sabe em que pode confiar, em quais locais pode pisar. Parece que todo mundo está por um fim. Ao mesmo tempo em que há tantos sacrifícios, tanta devastação, qualquer minima impressão de luz, de paz e de afeto faz o coração do leitor inflar como um balão. Adorei as relações e parceiras criadas entre os personagens, achei super inteligente como muito da história é focada no que aconteceu com o psicológico das pessoas depois da invasão.  

Room, da Emma Donoghue
no goodreads | no skoob | 

Room é uma jornada. É um livro tão fora dos meus padrões, do que eu geralmente procuro. 

O livro é narrado por Jack, um garotinho de cinco anos que, por toda sua vida, não conhece nada além do que está dentro do seu quarto minusculo. Ele pensa ser seu lar e de sua mãe, quando na verdade, é onde eles são mantidos em cativeiro pelo Old Nick. Sua vida é dividida entre o que é real, e o que existe apenas na TV. Comida, roupas e ratos são reais. Arvores, escolas e cachorros são TV. Isso é, até que Ma desenvolve um plano arriscado de fuga, que é bem sucedido e ambos tem que lidar com o que a liberdade tem a lhes oferecer ou quão difícil o retorno a sociedade pode se mostrar para ela, mas principalmente para Jack. 

Foi um livro tocante do começo ao fim. Acho que para quem convive com crianças dessa idade, é um baque ainda maior. O deslumbramento, a desconstrução de algumas crenças, como elas concebem informações novas. A forma como Jack reage ao ser basicamente jogado nessa nova realidade exemplifica muito a delicadeza da cabecinha de criança. Leia, leia, leia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário