A Ressaca Literária é a doença que assola e assombra a vida de todo leitor assíduo. As chances são de que, se você ainda não teve um episódio desses, mesmo que sem saber, um dia você terá. E não é nem que eu seja pessimista, são apenas os fatos.

Se o que você esta procurando são formas de evitar a RL, existem algumas precauções que podem te ajudar a se esquivar da doença por mais algum tempo:
A) Evite maratonar séries e trilogias: As vezes esses segundos e terceiros livros são o seu norte no que você quer ler, e se você elimina tudo de uma vez só, apesar de ser ótimo, pode fazer com que você fique preso dentro daquele mundo ou realidade, e ai o processo de se desprender daquela história e daqueles personagens que faz com que você se encontre cara a cara com a Ressaca Literária.
B) Varie entre os gêneros de acordo com seu humor! E isso inclui largar um pouco dos romances narrativos e ler um conto, uma crônica e, porque não, se jogar nas poesias. As vezes ler uma fantasia épica quando você está num clima de romance de capa rosa pode melar com seu ritmo de leitura, e a gente não quer isso. Esse tipo de autoconhecimento pode levar um tempo para se tornar automático, mas tente sempre considerar bem seu estado de espirito antes de começar uma nova leitura. Se ajudar, faça uma colinha de todos os gêneros e subgêneros e grude na estante.
e C) Nunca, eu disse NUNCA, leia por quantidade: Ter meta literária é ótimo, mas o papel dela deve ser sempre te incentivar a ler, não se tornar uma obrigação. Seja por números de livros lidos no ano ou por títulos, tome cuidado para não se pressionar a ler quando tudo o que você quer é tirar uma soneca. Se ler é seu hobbie, trate ele como seu hobbie e não como seu trabalho. E isso inclui esse tabu de largar ou não largar livros pela metade. Se você não está curtindo a leitura, parta para outra e não teste a sua própria tolerância a literatura que você obviamente considera insatisfatória. Larga esse troço e, seguindo a dica B, procure outra coisa para ler.
Agora, se a ressaca literária te encontrou mesmo quando você se precaveu de todas as formas conhecidas (como eu), fear not! Como toda doença, a Ressaca Literária além de causas e sintomas também tem cura. Mais ou menos. Sempre que eu me meto nessa roubada, eu tenho alguns cheats que me ajudam a superar a aparente indisponibilidade do meu próprio cérebro. E hoje, ah, hoje. Hoje eu vim dividir 3 delas com vocês! Só vou lembrar que isso são dicas e não passos para um pequeno milagre, por isso não espere por um.
1. Releia livros que você amou.
Uma das principais causas da RL é a leitura de um livro tão ruim que te desanimou de ler qualquer outra coisa. Por isso, lembrar seu cérebro de como tem coisa boa por ai pode ajudar. O problema é que você obviamente não consegue ler nada novo, então recorrer para uma paixão antiga pode ser exatamente o que você precisa para renascer das cinzas. Eu já nem sei quantas vezes eu já reli Anna e o Beijo Francês, Lola e o Garota da Casa ao Lado e Belo Desastre, e sempre que eu finalizo a leitura, eu me encontro super empolgada para achar outro livro que possa assumir essa função de desintoxicador.
2. Tire umas férias da leitura.
Não estou falando para ficar trinta dias sem ler nem nada assim, mas se não tá rolando, não adianta forçar. As vezes a Ressaca bate quando você leu aqueles oitenta livros no mês anterior e é natural que sua massa pensante esteja sobrecarregada. Além do mais, quando a gente se força a ler um livro durante esse período, as chances são de que você vai detestar o que leu e vai piorar ainda mais o seu quadro. Para mim, tirar uma semana off e maratonar videos e mais videos no booktube faz com que minha curiosidade sobre alguns títulos ou gêneros ressurja como uma fênix, porque assim eu não tou me forçando a nada mas também não perdi completamente o contato com o mundo literário.
3. Volte devagar, com um Contemporâneo, Fantasia Urbana ou Infanto-Juvenil.
A verdade é que seu cérebro está estressado e está se rebelando porque você abusou, meu amigo, você abusou. Como todo convalescente, você precisa tratar ele com calma e cuidado, por isso, quando você estiver pronto para tentar outra vez, comece com um livro que você sabe que vai ser por puro entretenimento. Baby steps, sabe? Assim aos poucos você vai voltando ao ritmo seu ritmo convencional.
Espero que esse post tenha sido de utilidade pública.
Muaaaah!
Nenhum comentário:
Postar um comentário