Menu

05 agosto, 2015

Maratona Literária de Inverno 2015: O Flop-que-não-é-flop-porra-nenhuma.

Olha, se tem uma coisa que eu aprendi durante essa Maratona foi a não superestimar minha capacidade de ler um livro atrás do outro. Parece que todos os eventos da minha vida aconteceram durante o mês de junho e, infelizmente, tudo que eu planejei pra essa maratona foi pro ralo. Não consegui manter meu ritmo, tive que apelar e vou ter que usar mais de um livro pra dar conta dos desafios. Ou seja, falhei. 

Hua. Que drama. A verdade é que eu sabia que as chances d'eu cumprir minha meta eram minimas, mas mesmo assim quis arriscar. É a vida. E também, se a quantidade não foi o que eu planejei, a qualidade dos livros que eu li foi impressionante. 

Outra boa noticia é que para a maioria esmagadora dos livros que eu li, fiz resenha! Só preciso passar a limpo e dar uns retoques antes de conseguir liberar elas aqui no blog :)  Por isso, nesse Wrap-Up da #MLI2015, vou mostrar pra vocês apenas os títulos que li durante esses ultimos 30 dias de insanidade, divididos e com um comentário ou outro do que rolou em cada uma das quatro semanas. Dai, os livros que não fiz resenha, a gente conversa em mais detalhes no Wrap Up do mês.

Sem mais papo furado, vamos aos livros:


Semana 1: Logo de cara eu sabia que ia ser uma verdadeira missão ler os vinte livros. Apesar de ter lido três issues de Saga e quase um livro por dia até o dia 9, no dia 10 eu voltei a trabalhar e no dia 11, sábado, foi a festa de aniversário da minha Mama. Só que até ai eu tava confiante que podia recuperar na segunda semana. Coitada. Iludida.


Semana 2: Pois é, era suposto que eu lesse pelo menos cinco livros dentro desses sete dias. Li três. Se tiver que apontar culpados, direi que foi o fato de que eu tava trabalhando do meio dia às seis da tarde, e quem trabalha ou já trabalhou no período vespertino sabe que parece que o dia não rende. Resultado, ia dormir tarde tentando terminar livros, mas quando acordava no dia seguinte, mal lembrava do que eu tinha lido. Era um ciclo vicioso do capeta! Sem falar que me meti a ler A Elite e tive que largar quando já tinha lido uns 15% do livro, porque não tava gostando e tava só comendo meu tempo. Comecei a surtar, sabendo que, com 3 livros lidos, eu teria que ler ai 13 livros em 15 dias.  


Semana 3: No dia 20 decidi que estava na hora de terminar Legend e, pelos próximos três dias e meio, ler 150 páginas se tornaram questão de honra. Intercalei com leituras bem guilty pleasure, só pra não perder o pique. Ao final da semana, adicionei mais três livros na minha lista de lidos e, nesse ponto, já tava cagando pra minha meta. Essa porra só estava servindo pra me estressar. Em outras palavras: Aceitei o flop.


Semana 4: Eu menti. Sim, eu desencanei das minhas metas, mas não queria terminar a Maratona sem ler pelo menos 15 livros dos 20 que tinha planejado. Por isso, senhoras e senhores, eu apelei para as Graphic Novels. Na verdade foi bem espontâneo e sem querer. Um dia desses eu esqueci meu livro e não queria começar outro livro em formato de romance, por isso abri meu leitor de comics e li dois volumes de Chew de uma vez só. Viu, não foi minha culpa! A boa noticia é que, hoje de manhã, quando terminei mais um volume, tinha 5 livros e um issue lidos!!! 


Conclusão: 11 Romances, 3 volumes e 4 issues de HQ's. Quem sou eu pra reclamar?! Além de ter lido mais que o dobro do mês passado, a qualidade e variedade foi de longe superior ao que eu geralmente tiro em meses convencionais. Acho que o que mais me chateou foi não ter conseguido acompanhar os desafios que estavam rolando no facebook, nem ter interagido tanto com outros participantes como consegui na maratona do ano passado. Experienciar a maratona de forma total sabe? Não só apenas as leituras e tals.

Paciência. Agora é contar os dias pela Maratona de Verão!


Nenhum comentário:

Postar um comentário