Menu

13 dezembro, 2014

Origin, Jennifer L. Armentrout.

The Lux Series: Origin #4

Titulo Original: Origin
Autor(a): Jennifer L. Armentrout
Editora: Entangled Teen
Ano: 2013
Paginas: 400
IBSN: 1622660757
Livros da Série: #1#2 e #3
Inglês nível: Intermediário
no goodreads e no skoob
(se você não leu os três primeiros livros da série, essa é sua deixa para cair fora.)

As coisas vão de mal à mal pra caramba, gente. No final de Opal temos Katy sendo capturada pelo DOD/Daedalus quando ela, Daemon, Dawson, Blake e o resto da patota vão resgatar a Beth do Mount Weather. Feliz ou infelizmente, não tem nada que Daemon não faria para recuperar sua garota, nem ninguém que possa o impedir de fazer tais coisas.
“Did you think you could stop me?" Power shot from me, smacking into the door behind Dawson, blowing it off the hinges and into the house. "I'll burn the world down to save her.” 
Dentro do compound da DOD, localizado na - wait for it - Área 51, Las Vegas, Katy é submetida a todos os tipos de testes e experiências, físicas e mentais. Apesar de ser tratada como uma convidada, a garota não se deixa enganar e, de todas as formas que ela pode, Katy se rebela e vai na contramão de tudo que é esperado dela. Bom, isso até eles meterem o irritante Blake no meio. De novo.
"Come on. I [Blake] promise I'll go easy on you, Kitten."
At the use of the pet name - Daemon's pet name - I lost it.

Uma das coisas que mais me deixaram nervosa ao entrar nesse livro foi a estimativa de tempo que teríamos antes que ela ou o Daemon ou alguém encontrassem um jeito de tirar essa menina de lá, e como esse resgate/fuga seria desenvolvido (porque, fala sério, tem mais um livro! Sem chance ela ia ficar lá nas mãos da Daedalus para sempre!), depois do fra-cas-so que foi a Operação Resgate 2.0 no livro anterior. GRAZADEUS, Armentrout acertou na mão nesse ponto. 

Colocar o ponto de vista duplo também foi genial, apesar de assustador. Todos sabemos o que duplo ponto de vista no meio da série significa. Mas vamos admitir que estávamos todas morrrrrrrendo para entrar dentro da cabeça do Daemon. A diferença entre os pensamentos da Katy e do Daemon e o contraste que isso causa também foi lindo de se ver. 

A guinada no plot foi sensacional. Eu duvidava que só escapar do DOD e se fazer de morto fosse o suficiente para segurar a série, mas ai nós obtermos informações sobre Lux e os Luxens e o que esse diabinhos tão fazendo na terra e quais são as intenções deles e tanta coisa fez sentido e se encaixou na minha cabeça.
Luc let out a strangled, hoarse laugh. "Oh shit. ET so phoned home, kids."
Por ser obviamente um livro mais carregado que os anteriores, graças ao acumulo de merda que vinha acontecendo desde Obsidian, eu estava com medo que a série fosse perder a comicidade e leveza que ela transmite. Mas, de novo, besteira. Os personagens continuam tão sassy quanto sempre. A única diferença é que agora eles tem um propósito e uma causa maior do que a própria sobrevivência.

Gostei bastante como, apesar do relacionamento entre a Katy e o Daemon ainda ser viciantes e delicioso de ler, a história se tornou muito, MUITO mais do que isso. As interações secundarias foram tão bem estruturadas quanto as primárias. Sem falar na adição do Luc e do Archer na gangue que caiu como uma luva. Os ships e os bromances que nascem nesse livro, cara...
“As close as you’re riding me, man, I feel like I need to take you out to dinner or something. At least, I should get your name.” He punched in a floor number, smirking.
“People call me Archer.” 
Origin foi uma mistura de elementos e, mais uma vez, Jennifer conseguiu encontrar um equilíbrio maravilhoso entre tudo isso. Desde Onyx nós vimos essa série tomar características próprias e se desprender do paradigma de série YA que segue o caminho de Twilight. Em Origin, tho, nós vemos esse desenvolvimento e transição se concretizar. Tudo nesse livro foi certo. Tudo. Timing, picos, reviravoltas, momentos de tensão, momentos de romance. E falando em romance, aqui vai um trechinho de  Katy e Daemon só para não perder o costume:
“I want to get to know every freckle and every curve on a personal level.” 
“I think you did that last night.” 
“Nah.” He shook his head. “That was just a meet and greet. I want to know their hopes and dreams.” 
Agora, não me entendam mal: eu amo os três primeiros livros, mas nenhum deles foi tão intenso quanto Origin. Com esse volume da série, eu quase taquei meu celular na parede de raiva (cof cof vsf Blake cof cof nojo cof cof), eu quis vomitar com as cenas vÍvidas e agonizantes. Eu chorei, eu ri, eu enfiei a cara no travesseiro por motivos diversos, eu xinguei tudo quanto é personagem no twitter (@lavemagabriela, just in case). Foi uma dessas leituras que você fica em constante movimento, se contorcendo interna e externamente, sentando na beira do sofá para acompanhar o que vem a seguir. 

Meu único problema, como sempre, foram as decisões tomadas mesmo com total consciência do que isso acarretaria. O descaso entre do Daemon e da Katy com o resto do mundo, contanto que eles conseguissem salvar seus próprios rabos foi meio burrrrr pra mim, apesar d’eu entender que na hora do “vamo vê”, na pressa e no desespero, raramente boas decisões são tomadas. Eu diria que espero que eles se redimam e Opposition, mas quem eu quero enganar? Já li todos os livros da série então já sei se isso acontece ou não.

Uau, não tinha reparado no tanto de coisas que eu queria dizer sobre Origin. Então, pra finalizar, eu digo: CINCO ESTRELAS! Se você está conflituando consigo mesmo se deve ou não continuar com a série, eu adiciono: TERMINA! Esse trem vai ficando melhor e melhor e melhor e melhor e melhor...



Nenhum comentário:

Postar um comentário